quinta-feira, junho 29, 2006

Mulher não opina


Esta semana fechou mais uma maternidade, e uma outra mantém-se aberta, mas só funciona a meio gás; ou seja; não há partos para ninguém.
Afinal este país até tem acção, afinal este país até anda, anda para trás!
Parece-me que neste país chamado Portugal as mulheres não têm direito de escolha, nem de opção própria. Continuamos a não poder fazer abortos de forma legal. É crime! E como tal não posso escolher um rumo melhor para a minha vida; sem condições financeiras tenho que suportar as fraldas e as papas com o IVA a 21,0%, e como não se pode abortar sem ser de forma ilegal, perigosa e cara as famílias de risco têm que continuar a ter filhos. E quando ligamos o televisor acabamos por saber que ouve mais uma “Joana”. E aqui, onde é que está o crime?
Como se tudo isto não bastasse, agora também já não podemos escolher onde é que queremos que os nossos filhos nasçam.
Dantes era em casa, felizmente as coisas evoluíram um bocadinho e os partos passaram a ser feitos em Hospitais, entretanto vieram as “modernices” e Criança de Berço de Ouro, já só pode nascer em clínica privada. Mas para aquelas mães que mantinham a ideia de terem os filhos perto de casa, lá se foram as facilidades. Agora, e porque, segundo o Estado, as maternidades tiveram de fechar a porta por falta de condições de segurança, e também porque estamos em época de contenção e não se pode investir, vamos pedir às senhoras pré-mamãs que façam só mais um esforcinho para aguentarem as dores e contracções, durante uns quilometrozitos extra.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos não tem lá uma alínea “qualquer” que fala na dignidade do ser-humano???

2 comentários:

Maria Strüder disse...

Falam tanto dos direitos do ser humano mas na verdade ainda existem muitas lacunas. Todos os comuns populares deveriam ter o direito de opinião, de interagir mais nas decisões tomadas pelo governo. Acho que todo o ser humano do mais rico ao mais pobre devería ter direito as mesmas condições hospitalares, educacionais e judiciais. O rico não devería ser sobreposto ao mais pobre(mas isto já é outra conversa). Onde estão os revolucionários do nosso país que lutam e defendem aquilo que acreditam??! Ninguém encontra soluções sem as tentar resolver.

José Santos disse...

Eu pergunto-me: se tanta gente chega a esta conclusão, porque é que o governo não chega?

Resposta: $$$$$$